A Roménia moderna nasceu quando os principados da Moldávia e da Valáquia fundiram-se em 1859. Um príncipe alemao recebeu a coroa do reino da Roménia, tornando-se rei e chamava-se Carol I.
Após a Primeira Gurra Mundial (na qual a Roménia participou), com a desintegração do Império Russo e do ImpérioAustro-Húngaro, a Romênia viu a sua área de soberania duplicada com as aquisições da Transilvânia e da Bessarábia.
A Bessarábia, a Bucovina do Norte e a Bugeac foram incorporados pela União Soviética em 1940, compreendendo principalmente a actual República da Moldávia com a Bugeac e a Bucovina do Norte integradas na Ucrânia.
Após a Segunda Gurra Mundial, a Roménia tornou-se um estado comunista sob directo controlo económico e militar da U.R.S.S. até 1958. O governo ditatorial do presidente Nicolae Ceausescu foi derrubado com a Revolução Romena de 1989; muitos dos que derrubaram Ceausescu, na sua maioria são sociais-democratas e integraram o governo eleito democraticamente até 1996, quando Emil Constantinescu foi eleito presidente. Em 2000, os social-democratas retornaram ao poder, com Ion Ilescu. As eleições de 13 de Desembro de 2004 deram a vitória a Traian Basescu.
A 1 de Janeiro de 2007, a Roménia adere à UE juntamente com a Bulgária.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário